ALIMENTAÇÃO INFANTIL

                          Como o recém-nascido mama?

 Como o recém-nascido mama, como ele sabe onde está o mamilo da mãe, ele já nasce sabendo mamar? Duvidas iguais a estas acredito que uma boa parte dos pais e mães, principalmente os de ''primeira viagem'' já devem ter tido em algum momento. Geralmente algumas dessas duvidas podem ser esclarecidas no próprio hospital pela equipe de enfermagem ou até mesmo pelos médicos. Aos que ainda continuam com essa duvida, poderão esclarece-las no texto abaixo:



                       De que forma o recém-nascido mama?

 Toda criança desde de seu nascimento é movida por reflexos que garantem a sua sobrevivência, uma criança que nasce a termo e sadia, possui alguns reflexos que ajudam no momento do aleitamento.
 O reflexo de ''busca ou procura'' auxilia o bebê a encontrar o mamilo através de um estimulo realizado na face ou lábios do bebê, o que faz com que ele gire* a cabeça para o lado que esta  o seio e com a boca aberta; Com a boca no mamilo, ele dá inicio ao reflexo de sucção.
Para extrair o leite, o bebê suga a região do mamilo e da aréola, até que a extremidade do mamilo se aproxime do palato(céu da boca) do bebê, fazendo isso ele pressiona a aréola, a traciona contra o palato, e com a língua ele propulsiona o leite dos seios até a sua boca, para que assim ele possa engolir(reflexo de deglutição) o leite.

                               Maneira correta

 Apesar da sucção do recém-nascido ser um ato de reflexo, o sucesso do aleitamento materno ou amamentação depende muito das orientações que as mães recebem no pré-natal e também dos primeiros momentos após o parto.
 O bebê pode começar a mamar assim que nascer, mesmo estando na sala de parto, desde que tanto a mãe como o recém-nascido apresentem boas condições de saúde, e também pelo fato de que esse contato feito nos primeiros momentos de vida, estimula o conhecimento sensorial da mama pelo bebê, auxilia na consolidação do reflexo de sucção e principalmente irá fortalecer o vínculo mãe-filho.

                                Como Fazer

 Para que o bebê consiga sugar o leite de maneira eficiente, a mãe deverá se atentar a alguns detalhes com por exemplo: A mãe deverá estar em posição que permita ao recém-nascido ''abocanhar'' o mamilo e a aréola, ela poderá ficar sentada, recostada ou até mesmo deitada, onde irá apoiar a mama com a mão colocando o polegar um pouco acima da aréola e os demais dedos e a palma da mão debaixo da mama; O polegar e o indicador devem formar a letra c, para que o lactente possa encontrar o mamilo. Não é recomendado pinçar o mamilo entre os dedos médio e indicador(posição de segurar o cigarro), o corpo do bebê deverá estar próximo ao da mãe(barriga com barriga) e seu queixo deverá estar tocando o seio, onde a boca estará aberta.

                               Finalizando o aleitamento

 Após o bebê esvaziar o primeiro peito, a mãe deve oferecer o segundo; O esvaziamento completo da mama assegura a manutenção do estimulo de produção do leite, e o tempo para a mama esvaziar é variável, onde alguns bebês conseguem fazer isto em poucos minutos, outros podem demorar até 30 minutos para realizar o mesmo processo. Para finalizar a ''mamada'' a mãe deve introduzir delicadamente o dedo minimo no canto da boca do bebê, fazendo com que ele largue o peito sem tracionar o mamilo, e após todo esse processo é indicado coloca-lo para arrotar.


                          Como é produzido o leite materno?

 A Prolactina é o hormônio responsável pela produção do leite materno, ele é regulado pelo estimulo de sucção do complexo mamilo-areolar através da frequência das mamadas, e quando o estimulo deixa de acontecer o hormônio deixará de produzir leite e assim poderá encerrar o ciclo de aleitamento. Já a Ocitocina um hormônio responsável pela ejeção do leite, e que é influenciado por fatores emocionais, e que pode aumentar a produção de leite quando a mãe está emocionalmente bem, mas que diminui quando ela passa por situações delicadas ou estresse frequente, ansiedade e insegurança, o que torna importante o apoio e a participação de todos que cercam a mãe e o recém-nascido.


REFERÊNCIAS:www.sbp.com.br//Sociedade Brasileira de Pediatria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE É O RCN DA EDUCAÇÃO INFANTIL

CRIANÇAS PODEM PARTICIPAR DE PROGRAMAS DE TREINAMENTO RESISTIDO(FORÇA)?

RECEITA DE PAPINHA SALGADA