O QUE É O RCN DA EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                               RCN 



1. O que é 
2. Sobre as Creches e Escolas
3. A Criança
4. Brincar
5. O Professor
6. Organização em Âmbitos e Eixos





1.  O que è o RCN da educação infantil?




 O RCN (referencial curricular nacional) para a Educação Infantil, é um documento no qual serve de referencia a ser seguido por profissionais que trabalham na área de Educação infantil, como em creches, pré escolas e entidades equivalentes com crianças de zero a seis anos de idade. No RCN integram a uma série de documentos dos parâmetros curriculares nacional, e foi elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto. O RCN atende as determinações da LDB(lei de diretrizes e bases) da Educação nacional (Lei 9.394/96) que estabelece PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, QUE  A EDUCAÇÃO INFANTIL É A PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, onde se tornou um marco para a Educação no Brasil. O documento é um importante conteúdo que foi criado para servir de guia de reflexão acadêmica, científica ou administrativa, e representa um grande avanço na educação infantil ao buscar novas soluções educativas, onde conta com metas de qualidade que contribuam no desenvolvimento integral das crianças, para que elas sejam capazes de crescerem como cidadãos, cujos direitos de infância foram reconhecidos.
 Porém o RCN não é um documento obrigatório, e fica a critério da instituição educacional, segui-lo ou não.

Obs: Segundo a definição da LDB, as instituições PÚBLICAS são aquelas criadas ou incorporadas, mantidas e administradas pelo poder público. As PRIVADAS são aquelas instituições, mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Estas se dividem em, comunitárias concessionárias e filantrópicas.

2.  Sobre as Creches e escolas


                                                                                                                                                             Uma das características do RCN, é de modificar a concepção assistencialista que Escolas de educação infantil tinham, pois originalmente foram criadas para auxiliar as mães que queriam se recolocar no mercado de trabalho, porém não tinham com quem deixar seus filhos. Assim as creches faziam esse papel de apenas "Cuidar ou assistir" essas crianças, e que até hoje alguns pais pensam ser. Com a mudança na lei, as creches passaram a ter um papel importante na formação das crianças, servindo como base para os níveis escolares seguintes.


3. A criança 

 A criança como todo ser humano, é um sujeito social, dotada de pensamentos e  sentimentos, que historicamente faz parte de uma organização familiar, que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, e em um determinado momento histórico, onde seu papel têm se modificado a cada geração, principalmente após inicio da revolução industrial no inicio do Século XVIII. A criança tem na família biológica(ou não) um ponto de referencia fundamental, apesar das multiplicidades de interações sociais, e elas possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio.


4. Brincar


 No ato de Brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços, valem e significam outra coisa para as crianças, as vezes até muito diferente daquilo que realmente é. Ao brincar as crianças re-criam e re-pensam,os acontecimentos que lhes dão alegria e prazer, mesmo que estejam apenas no mundo que elas mesmas criaram. As brincadeiras de faz-de-conta, os jogos de construção, ou aqueles que possuem regras especificas, os jogos de tabuleiro, proporcionam as crianças, uma ampliação dos conhecimentos do mundo por meio das atividades lúdicas.

5. O Professor


 A formação de docentes para atuar na Educação Básica, deve ser feita em nível superior, em curso de licenciatura de graduação plena, com cursos que duram em média três anos, no qual o profissional deve, se preparar e se qualificar para trabalhar nesta área e principalmente devem gostar muito de crianças e da carreira que escolheram, pois terão a nobre missão de dar o primeiro passo na vida escolar-acadêmica das crianças, que futuramente se tornarão homens e mulheres, que viverão em sociedade com outras diversas pessoas com estilos, gostos e pensamentos diferentes aos delas.


6. Organização em Âmbitos e Eixos


 Os âmbitos são compreendidos como domínios ou campos de ação que dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo, para que o professor possa organizar sua pratica e refletir sobre a abrangência das experiências que ele propicia aos alunos.
 O RCN para a educação infantil define dois âmbitos de experiências como os mostrados acima, que são:
 ÂMBITO DE FORMAÇÃO PESSOAL: Que refere-se ás experiências que favorecem propriamente a construção do sujeito(pessoa).
 ÂMBITO DE FORMAÇÃO DE CONHECIMENTO DE MUNDO: Refere-se a construção das diferentes linguagens, paisagens, temas, ou culturas, na formação intelectual da criança.


 Obs: o texto acima foi escrito de maneira resumida com alguns pontos importantes do RCN, onde procurou-se trazer uma escrita de fácil compreenção, sobre um tema que é de interesse de todos.


Referencias bibliográficas: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRIANÇAS PODEM PARTICIPAR DE PROGRAMAS DE TREINAMENTO RESISTIDO(FORÇA)?

RECEITA DE PAPINHA SALGADA