AS INFLUÊNCIAS DA TECNOLOGIA SOBRE A INFÂNCIA

 
                                                

                         Seria o fim da infância?

 A imagem acima nos mostra uma realidade que a cada dia tem se tornado frequente na maioria das casas e famílias em todo o mundo, crianças que cada vez mais cedo tem acesso a tecnologias que antes nem mesmo os adultos tinham. Não é muito difícil ver crianças de 6,7 ou até 8 anos, super concentradas, se divertindo em tablets e notebooks, ou até aquelas que mal entraram na fase de pré- adolescência e já ostentam seus smartphones e Iphones cada dia mais modernos. Muito se deve ao fato de que alguns produtos tornarem acessíveis ao consumo de famílias de baixa renda, as chamadas classes C, D e até mesmo E, que tiveram uma ascensão nos últimos anos, e com isso o número de eletrônicos vendidos no brasil que aumentou significativamente, como por exemplo, o celular que segundo pesquisas, o número de linhas ativas vai ultrapassar o número de habitantes de todo o planeta, e isso ocorrerá em breve.
                       Os pais e a realidade das cidades.
 Um dos motivos para o acesso dos jovens as novas tecnologias, é que a correria do dia-a-dia no trabalho e dos afazeres domésticos, as novas exigências sociais, a grande urbanização das cidades que faz com que os jovens percam seus lugares preferidos e principalmente a insegurança e a violência que veem aumentando dia após dia, e que não é exclusivo da grandes cidades, tudo isso faz com que os pais sintam se obrigados a restringirem os espaços de lazer das crianças. E para tentar minimizar o tempo ocioso que as crianças estão tendo, alguns pais compram, celulares, tablets e vídeo games, no intuito de manter os filhos, sempre ao alcance dos seus olhos. No entanto é provado que crianças que não brincam podem não se desenvolver, pois fatores de desenvolvimento estão diretamente ligados ao simples ato de brincar, como por exemplo, crianças que deixam de brincar não estimulam suas capacidades e habilidades físicas como, andar, correr, saltar, manipular objetos etc.. Que lá na frente podem ser necessárias em algum momento da vida, ou crianças que não brincam não adquirem anticorpos, e inevitavelmente ficam mais expostas aos ataques de bactérias e fungos.


                           Causas e consequências

 Mas a duvida é, quais os benefícios dessa inicialização precoce, ou se existe alguma "contra indicação" à esses métodos?
As respostas para tais duvidas só poderão ser respondidas com maior exatidão nos próximos anos que é quando as crianças nascidas na "geração virtual" já tenham se tornados adultos, e serão eles que darão continuidade a essa revolução tecnológica. É bem verdade que podemos estar formando uma geração de grandes mestres da criação, projeção e edição de um mundo paralelo e virtual, que poderão de alguma maneira, melhorar a vida de muitas pessoas em todo o mundo, mas e o mundo real? E as pessoas de carne, osso e sentimento? Com todas essas tecnologias o convívio social muitas vezes tem se restringido apenas a um oi mandado a distância, ou uma mensagem enviada de feliz aniversário, e como as redes sociais tem se tornado ouvintes, confidentes e meio de desabafo de muitos e aqueles que cada vez mais estão preferindo a companhia de uma boa internet do que a de outras pessoas.


 De modo geral estamos vendo uma mudança comum a cada nova geração, e como foi nos anos 50, 70, 90 e 2000, surgem duvidas a todo momento em relação ao futuro de nossas crianças, e isso vai acontecer sempre, o que pode ser feito é, procurar aliar todo esse conhecimento tecnológico com o lado mais humano da vida e estimular visitas mais frequentes aos Parques, Museus e Praças Públicas para que os conhecimentos, adquiridos  na infância, auxilie na construção de um cidadão de bem, e sabedor de que todos os seus direitos de infância foram cumpridos.

 Mas como seria interessante se todas as crianças tivessem o prazer de terem uma infância no qual brincar e ser crianças fossem as suas maiores obrigações, pois um dia elas irão crescer e o adulto que elas serão, pode depender muito das crianças que elas foram um dia.


Referências Bibliográficas: http://fabrica.ulbra-to.br/blog/2014/04/expor-criancas-a-tecnologia/
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,numero-de-celulares-se-igualara-a-numero-de-habitantes-da-terra-este-ano,183736e
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/04/1263591-brasil-tem-13-aparelho-celular-ativo-para-cada-habitante.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE É O RCN DA EDUCAÇÃO INFANTIL

DICAS DE LAZER EM SÃO PAULO

O QUE O ESPORTE PROPORCIONA NO DESENVOLVIMENTO DOS JOVENS?